Como explicamos nos artigos anteriores, o Endomarketing é uma estratégia de gestão de pessoas que visa melhorar o relacionamento da empresa com os seus colaboradores, considerado como público interno, também denominado cliente interno.
Essa estratégia de comunicação está diretamente ligada à forma com que os colaboradores influenciam uma marca, afinal eles estão em contato diariamente com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, sendo responsáveis pelo funcionamento e produtividade da marca.
Pessoas, sempre pessoas. Pense nisso. Marca são pessoas.
Por exemplo, quando um colaborador está satisfeito com a empresa em que trabalha, ele, consequentemente, comenta sobre a marca com os amigos e com a família, e através dele, as pessoas simpatizem mais ou menos com a empresa.
Assim, o negócio fica mais popular e a relação com os clientes é mais íntima.
E o Endomarketing atua justamente para esse propósito.
Ao promover um ambiente saudável e bacana para se trabalhar, os colaboradores se sentem acolhidos e tendem a produzir de forma mais eficiente, além de levarem consigo uma imagem receptiva da empresa. CULC é esse ambiente, mais que software, é a conexão entre RH e colaboradores em Cultura Digital.
Endomarketing e o RH
A estratégia do Endomarketing não acontece de forma isolada: para que ela dê certo, é necessária a colaboração da área de Recursos Humanos pra nutrir essa ampla comunicação.
O RH é responsável por identificar as necessidades dos colaboradores, analisando os pontos de insatisfação dos colaboradores, com o objetivo de transformar os problemas em oportunidades de melhoria. E assim, estabelece um leque de programas de engajamento e de retenção.
Sendo assim, o Endomarketing precisa estar conectado ao RH, atuando juntos, ativando esses programas todos, e disso se estabelece a conexão com a cultura da empresa.
Exemplificando: isso pode significar ações que estimulem a participação dos colaboradores em atividades dinâmicas e recorrentes, como treinamentos de capacitação ou ações sociais que envolvam todos em causas de solidariedade. Só para se citar dois exemplos.
A valorização do colaborador é fundamental nesse processo. Mostrar que o trabalho individual é reconhecido motiva muito e este deve ser o papel da liderança: instruir, reconhecer. Dinâmica tão importante quanto aumento de salário ou promoção de carreira, pois faz com que as pessoas se sintam parte da empresa. Isso é Cultura de Pertencimento!
Então imaginando essa conexão acontecendo de forma colaborativa em uma plataforma de trabalho digital? Sim, a CULC pensou nisso. É um software humanizado que possibilita essa dinâmica entre colaboradores. O bom disso? Troca genuína, né? Que potencializa Cultura de Pertencimento.
Por que investir em Endomarketing?
O Endomarketing envolve os colaboradores, gerando uma cultura fértil para a empresa, fazendo com que eles defendam a marca e levem uma imagem potencial do negócio para o ambiente em que estão inseridos.
Endomarketing vai melhorar esses aspectos:
- Gerar colaboradores mais motivados e potencializar talentos
- Aumentar a produtividade e reduzir rotatividade
- Estabelecer lealdade para se defender verdadeiramente a marca
- Melhorar o ambiente de trabalho com ferramentas de engajamento
- Otimizar a qualidade do trabalho e aumenta o bem-estar dos colaboradores
E como implantar o Endomarketing?
Bem, é preciso compreender que este trabalho demanda análise e conhecimento dos perfis plurais de colaboradores. Dessa forma, o RH identificará os pontos positivos e negativos que os colaboradores observam na empresa, em pesquisas realizadas recorrentemente com eles.
Na CULC, a jornada do colaborador é uma pesquisa “viva” e on demand, por meio de relatórios das funcionalidades.
Então, uma vez que tais informações são coletadas e analisadas, chega a hora de planejar as ações no plano de comunicação interna.
Os treinamentos apoiam tudo isso, pois as capacitações geram interação e a troca de experiências (aprendizagens Lifelong Learning), atividades dinâmicas que identifiquem potenciais e eleve a moral da equipe (aprendizagens de Feedback), bem como ações que demonstrem premiar os esforços individuais (aprendizagens de Reconhecimento).
Colocada em prática, as ações precisam ser acompanhadas e mensuradas para se chegar aos resultados que a estratégia definiu. Na CULC, a jornada do Colaborador é 100% orientada por relatórios de desempenho.
Mas de forma bem prática, sem muito investimento, é possível, se iniciar este processo de comunicação empática. No próximo artigo, vamos apresentar um elenco de ações para tornar isso possível: ter comunicação interna na empresa!