Em palestras e rodadas de negócios, sempre conto como nasceu a @CULC. Foi no Web Summit, Lisboa, Portugal. O mapa mental de nosso software nasceu neste evento de TI, na edição de 2019.
Fui uma das primeiras empresárias brasileiras a participar do Web Summit, quando ele chegou à Portugal, em 2016. A cada edição, pense em uma empresária de gestão de pessoas se apaixonando-se por TI. Hoje, minha expertise é modelagem de produtos em tecnologia.
Então, acho bacana contar aqui também pra você, neste artigo, sobre a visão que me mantém focada na jornada de nossa startup HR Tech, a CULC, hoje em 2024: queremos contribuir para mudar de patamar as culturas organizacionais. Primeiro no Brasil. Depois, no mundo. Sim.
Este é nosso propósito e estamos escalando cada etapa dele.
Vamos voltar ao começo.
O ano era 2001, bastante cabalístico, quando fundei a Oakian, consultoria que colocou no mercado, quase 25 anos atrás, o quinto “P”, o de Pessoas. Com foco na PESSOA da marca. Até então, o mercado trabalhava com os “4 Ps”, de produtos. Com foco no CONSUMIDOR da marca.
Nosso primeiro cliente, foi um feito admirável: O Carrefour Brasil, na época, nossos primeiros projetos tinham a dimensão de atingir e engajar: 70.000 colaboradores. E não paramos mais.
Vinte anos depois, 2021, tínhamos impactado 1.000.000 de colaboradores com nossas entregas, e elas sempre focadas nas dimensões da Cultura Organizacional de nossos clientes. Me especializei em gestão de pessoas do big varejo. Creio ter passado pela Oakian, ao longo dessas duas décadas, a maior parte desse gigante nicho de mercado.
Meu olhar sempre foi primeiro para pessoas. Depois para as marcas que elas trabalhavam.
Mas em 2016, fiquei inquieta pela falta de dados das áreas de RH quando nos entregavam projetos gigantes, como um que me impressionou muito: “Vamos mudar com a Oakian a cadeia de Supply”. Ok #tamojunto, mas cadê os dados para construção de um bom estudo de viabilidade?
Até então, eu não entendia nada de TI, de programação ou deste mercado exponencial, mas precisava ler e cruzar dados, buscando nesta inteligência (analytics), entregar um projeto mais assertivo, pois este, “vamos mudar cadeia de Supply”, envolvia praticamente todas as áreas daquela indústria.
Era a pré-era digital, antes da pandemia, e cair no Web Summit, mudou a minha vida profissional e pessoal. Ali comecei a entender um Futuro admirável que me fascinou: soluções de tecnologia.
Foram 6 edições do evento, passei a integrar o Women in Tech, eu mulher de Gestão de Pessoas. Em 2020, voltei para o Brasil com a chegada da pandemia. Morava até ali, em temporadas entre os dois países, Brasil e Portugal.
E decidi:
Vou desenvolver um novo negócio. Uma HR Tech de Cultura, ambiente de trabalho digital, com jornadas de aprendizagem colaborativa. Começamos o desenvolvimento de nossa solução, a CULC, em 2021.
De empresária para empreendedora digital, aos 57 anos.
De lá pra cá, chegamos ao mercado comercial, no início deste ano 2024, e a CULC, continua representando meu entusiasmo por tecnologia de inovação.
Nosso software de Gestão de Pessoas foi desenhado para a geração Z, futuros líderes, mas que empresas NÃO estão conseguindo reter. Motivo? Modelo inadequado hoje das Culturas: sem autonomia, sem aprendizagem e sem colaboração. Culturas sem Voz.
A CULC é a “Voz People” da era digital nas empresas.
Como? Por meio dos colaboradores, que navegam em nosso software e encontram um ambiente experimental de aprendizagem colaborativa, para suas carreiras e para apoiar melhorias de seus RHs.
Bem, como estamos indo?
Ganhando escalas, aprendemos a cada dia com o mercado a melhorar nossas funcionalidades. Estamos sendo agraciados com vitórias e por início agora, a chegada das aceleradoras.
Acabamos de integrar o portfolio da Board Ventures e estamos muito animados com esta conquista! Somos o que o ecossistema de Startups carinhosamente chama de “Startup Camelo” (etapa Early Stage).
Aja resiliência no propósito 😊
Minha missão me empolga, me faz avançar. Comemoro micro, pequenas e grandes acontecimentos com a CULC. E meu entusiasmo maior de tudo:
Nosso jovem e gigante pequeno time se conecta com nossa missão.
Dores dos RHs
Os RHs NÃO estão resolvendo suas dores hoje com as soluções do passado.
Estão sendo chamados a visão estratégica do negócio, mas é uma área ainda muito processual, um século sendo assim! A maioria dos RHs não responde a esse chamamento.
Pra se ter uma ideia da oportunidade para dados analíticos e HR Techs: Hoje não há na maioria das empresas, um cálculo matriz de produtividade e retorno do investimento por Colaborador, ele que é o principal ativo de uma empresa e ainda representa em uma visão arcaica: DESPESA.
Há um novo turnover hoje de caráter comportamental nunca antes visto.
Exatamente pela narrativa que trazemos, essa evasão tem um motivo. Culturas Organizacionais inadequadas, sem instrumentos ou ferramentas de aprendizagem e colaboração, que gere soft skills desejadas pelo mercado: Autonomia/ Autogestão/ Autodesenvolvimento.
Sabe, não é há mais o propósito da Marca, mas também o propósito do Colaborador.
A CULC é essa visão de inteligência de comportamento People. De propósito que busca match de relacionamento. A CULC é essa conexão RH e Colaborador em Cultura.
Nossa HR Tech chegou a mercado para contribuir com essa mudança de status quo.
DE: Cultura Organizacional PARA: Cultura de Pertencimento ou de Aprendizagem.
CULC é Cultura de Aprendizagem
Analisei a pesquisa global CEO Survey da PwC e nela 45% dos CEOs responderam que acreditam que suas empresas não serão viáveis se continuarem no caminho que estão hoje nos próximos 10 anos. A pesquisa conclui: Mais que estratégia: a cultura de aprendizagem é o pilar que sustentará o futuro das empresas.
Esse dado reforça nossa visão de sermos a solução a apoiar o time das empresas a construírem Cultura de Aprendizagem. E a questão que sempre trago em reflexão em minhas palestras:
– Empresas estão mesmo pensando no amanhã?
– RHs estão preparados para Culturas Digitais, gestão mais ágeis?
– RHs estão aptos a terem novas matrizes de Métricas de Performance de Produtividade e elas baseadas em Skills?
Nada contra os atuais OQRs (Objectives and Key Results).
A CULC é essa experiência de software People, modelo de engajamento mais adequado à adesão dos Colaboradores.
Estamos apoiando os RHs nessa construção de autoridade organizacional. Estruturas de gestão humana mais tácitas, mais fluídas em relacionamento, aprendizagem e diálogo com os times.
Futuro do trabalho e a CULC
O futuro do trabalho se acelera hoje: trabalho e carreiras nômades, modelos de contratação por Projeto e não mais CLT, entre tantos outros fatores de empregabilidade que o formato CLT não gera a retenção do quadro e de seus talentos.
A CULC se estrutura como software de Gestão de Pessoas em um ambiente de trabalho digital.
Somos 2 softwares: Dados (gestor RH Admin) e Engajamento (usuários colaboradores) com duas trilhas de comportamento People: Cultura e Colaborador.
Nelas, Integramos + Engajamos + Retemos + Reconhecemos. Ambiente de aprendizagem Lifelong Learning, onde há evolução de carreiras e, ao mesmo tempo, esse coletivo (usuários/colaboradores) aprende e colabora para melhorar os programas de Gestão Humana da empresa.
Números de impacto das HR Techs
No Brasil, somos 520 HR Techs e a CULC é a primeira de Cultura. Nosso mercado potencial, clientes de pequenas e médias empresas, somam 550.000 CNPJs em todo o país!
Este mercado exponencial global de softwares People, deverá dobrar de tamanho em 2031 e movimentará a impressionante previsão de 76,5 bilhões de dólares (fonte: Research and Markets, 2024). Parte deste %, estamos trabalhando fortemente para ser receita da CULC!
O modelo Embaixador CULC
Criamos o modelo de Embaixador CULC para levar para todas as regiões do Brasil, nossa voz de inovação People. Em pouco mais de três meses, já temos nossos Embaixadores no Rio Grande do Norte, em São Paulo, em Minas Gerais e no Paraná.
Conheça o programa: https://www.culc.com.br/digital-partners/
A oportunidade em apoiar RHs a elevar o patamar desta área ao negócio
As empresas sofrem pós-pandemia de duas dores: turnover e saúde mental. O impacto disso, é a perda de 8,9 bilhões de dólares no PIB global com acentuado turnover devido a baixa aderência de profissionais a cultura das empresas. (Fonte: MIT, 2023).
A gigante do markteplace, a Amazon, só para citar um exemplo, perde 8 bilhões de dólares por por ano com a alta rotatividade de seu time que hoje tem cerca de 1,5 milhão de funcionários em todo o mundo.
O não apreço a Culturas que não tem match com os propósitos dos profissionais, faz com que seis entre 10 trabalhadores numa visão global, esteja aderindo ao ‘quiet quintting’ (Fonte: Gallup, 2024).
O que é isso? É um movimento que consiste em reduzir a quantidade de trabalho ao mínimo exigido em contrato, em vez de pedir demissão. Cadê a produtividade? O termo significa “desistência silenciosa” ou “saída silenciosa” e é uma resposta à sobrecarga e excessos vivenciados pelos trabalhadores no trabalho.
Outro dado que já observamos na prática, é que salário e bônus, não seguram mais ninguém nas empresas. Contexto organizacional que bate de frente com bem-estar e uma melhor condução da vida pessoal. Fatores que causam hoje a revolução nos benefícios. Packs mais ‘smarts’.
Outro dado de pesquisa: a Betterfly ouviu 3.000 profissionais de seis países da América Latina, incluso Brasil. É nesta ordem de prioridade que se encontra agora a retenção por salário, quinta posição:
24% Clima Organizacional
23% Benefícios
22% Cultura
18% Engajamento
12% Compensação Monetária
Eu, Stefarss, garota propaganda da CULC, no Linkedin
Represento menos de 1% do ecossistema de startup brasileiro. Mulher CEO founder 60+.
Fiz uma recente postagem no Linkedin, onde didaticamente expliquei a proposta de valor da nossa solução. Fiquei impressionada com o maciço retorno e relevância dos comentários, que reproduzo aqui. Percebo com o mercado que estamos no caminho certo. Temos uma solução disruptiva no caminho certo. Compartilho este conteúdo aqui:
Mas o que é cultura organizacional?
– É o jeito de ser de uma empresa.
E quem faz o jeito de ser de uma empresa?
– As Pessoas que trabalham nela.
Mas por que as Pessoas não estão sendo ouvidas nas empresas?
– Porque os programas de gestão de pessoas estão ultrapassados, obsoletos na era digital.
Por que os programas de Pessoas estão inadequados hoje?
– Porque consideram Pessoas um crachá (agora digital), metas e lideranças com matrizes inadequadas a habilidades soft skills.
É por isso que as empresas não estão conseguindo reter Pessoas?
-Sim. Ninguém fica onde não há match de propósitos.
Como a CULC impacta empresas com engajamento e propósito?
– Nossa HR Tech é um ambiente de trabalho digital, para formatos híbridos ou presenciais, com 2 trilhas de aprendizagem colaborativa. Trilha de Cultura = Propósito. Trilha do Colaborador = Engajamento.
Opa, CULC retém Pessoas?
– Sim. Pois nosso software permite que Colaboradores tenham autonomia, autogestão e autodesenvolvimento e ainda, colaborem para melhorar programas do RH. Isso tem nome: RETENÇÃO.
E quanto custa a assinatura de CULC ?!
– Infinitamente menos $ que o preço do turnover por Colaborador.
Quero conhecer a CULC, como faço?
– Agende DEMO e traz o time todo de RH junto, e o de TI e o CEO também https://lnkd.in/dpRZGmBF
Termino meu artigo com um trecho do texto estreia do colunista @Toni Carlos Dias, na @EAMagazine.
Ele diz assim: “A curiosidade é nossa chama interior, a capacidade de enxergar além do presente e imaginar o que ainda não existe ou ressignificar o que já existe. No entanto, no universo corporativo, muitas vezes encontramos forças que silenciam a curiosidade. Ambientes de trabalho que deveriam ser criativos e colaborativos acabam sendo sufocados por normas e condutas rígidas e, principalmente, pela resistência ao novo. O que é novo geralmente é mal visto até que seja validado e aceito.
Stefarss Stefanelli, CEO Founder da CULC
ACOMPANHE A CULC!
Site: www.culc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/p/DBb_p1Ao8c1/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/70413065/admin/page-posts/published/
Newsletter: https://www.linkedin.com/newsletters/culc-insights-7063883697736814593/
Youtube: https://www.youtube.com/@CULC.CulturaDigital
Cultura: https://drive.google.com/file/d/1a0yK9uTz57AY-6tejBoOuWZHyZzHo3o2/view?usp=drive_link